Aqui vou descrever um pouco da história da minha paixão pela minha profissão.
- Meu trabalho começou a 25 anos atrás, onde naquela época trabalhava com meu pai o Mestre Rubem com que aprendi a arte da construção naval. Dono do estaleiro um construtor de barcos muito famoso pelo seu grande conhecimento em construções de saveiros (um barco conhecido no recôncavo bahianao), que também construia lanchas,isnaipe, antigos barcos de lona, dentre outros,onde aprendeu também com seu pai o Mestre Bamba que foi o propulsor desta arte no bairro da Ribeira.
Vendo a movimentação do estaleiro fui sentindo amor pela arte da construção naval e comecei a reformar pequenos barcos, daí passei a construir saveiros, escunas e uns pequenos barcos de 2,20 a 4,00m chamado de kaique que servia de transporte de pessoas que estavam nas escunas para as praias das ilhas e vice - versa.
Aprendi a técnica da construção com Strip-Plaking, Cold-Molded, e compensado Naval usando cola epoxy e tecido.
Passei a construir veleiros,catamarãs e saveiros nessa técnica.
Hoje na Bahia propriamente dito em Salvador acredito que são poucos os profissionais que constrói e trabalham com essa técnica.
Enfim, esse amor passado por gerações gerou uma bela profissão!
Compartilhar
- Anexos
-
-
▶ Responder esta