Nautica Clube

ha quase dois anos que eu sou proprietario orgulhoso do saveiro de vela de icar É DA VIDA. ele percorre o trajeto maragojipinho - feira de sao joaquim ida e volta toda semana trazendo ceramicas das olarias de maragojipinho no reconcavo baiano para a feira de sao joaquim e ocasionalmente levando passageiros e bens pessoais para o interior. construçao tipica e unica da bahia teve durante seculos papel importanissimo no abastecimento da cidade com bens diversos como ceramicas, farinha de mandioca, material de construçao, carnes do sertao etc., no (des-) carregamento de navios de porte e na guerra da independencia (joao das botas). nos anos 60 havia ainda em torno de mil barcos, que perderam espaço para as estradas e caminhoes, e seu numero e hoje reduzido a apenas 24! ha pouco tempo existe uma associaçao chamada VIVA SAVEIRO que se empenha em salvar e restaurar os ultimos exemplares, promover atividades para colocar-os em evidencia na midia e elaborar planos para sua utilizaçao no turismo e transporte de cargas alem da participaçao em regatas. eu gostaria convidar todos os amantes destes belos monumentos flutuantes da historia da bahia a compartilhar as atividades ao seu redor! BONS VENTOS!!!!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, Gustavo!
Seja muito bem-vindo a bordo!
O É da Vida é mesmo um belo exemplar dos saveiros baianos, assim como o Sombra e tantos outros...
Bom saber que apesar das tantas dificuldades enfrentadas pelos saveiristas, o Projeto Viva Saveiro consegue reformar e pôr em evidência a cultura dessas embarcações milenárias. Legal ter sua história compartilhada aqui e legal também tê-lo em nosso clube de apaixonados pelo mar.
Bons ventos!

Responder esta

É eu fico feliz em poder participar desta nova ferramenta que foi colacado para nos intregarmos melhor, e este tópico vem a calhar, pois tenho um pequeno saveiro ( Popay), que fica em Cairú de Salinas, também vi nas décadas de 60/70 muitos saveiros deslizarem pelas aguas da baía de todos os santos inclusive fazendo travessia da Ribeira para Caixa Prego onde minha familía tinha uma pequena casa.
Quanto aos pequenos navios que existinham no qual fiz viagens Ssa. a S. Roque onde pegava-se um trem até S. Antonio de Jesus, era uma maravilha atravessar a baía no João das Botas, Maragogipe e o Cachueira, vendos varios saveiros nestas aguas. Que saudade. Obrigado por me aceitar como amigo e bons ventos tbm.

Responder esta

Nas minhas viagens de caiaque que realizo, quando vejo um saveiro no horizonte, não resisto. Mudo minha rota, as veses remo meia hora a mais só para passar perto e velos deslizarem no agua, tão bonitos imponentes passam tão silenciosos, é sempre uma visão de cartão postal. É facil entender a paixão que seus propietarios tem com suas embarcações. tenho varios registros fotograficos.
Anexos

Responder esta

valeu angelo!
poderia mandar-me as outras fotos que vc tirou de saveiros? estaria muito grato!
gustavolenz@ig.com.br
bons ventos (ou remos?)

Responder esta

Olhe ai Gustavo Os saveiros Baianos ficaram famosos e ganharam o mundo modificados como escunas, mais quando içam vela a alma é de saveiro
Anexos

Responder esta

oi angelo,

em que estaleiro tirou esta foto?

Responder esta

No estaleiro de Sr. Ovidio (Camamu)

Responder esta

UM ABRAÇO

A PARTICIPAÇÃO NA REGATA MARCÍLIO DIAS DEVERIA SER BOICOTADA , POR NÃO TER PARTICIPADO OSA SAVEIROS

JOSEMAR

Responder esta

oi,

salvo lapso de memoria a referida regata acontece em sao sebastiao, litoral paulista, que explica a ausencia dos saveiros baianos, que pelo meu conhecimento trafegam exclusivamente em aguas do reconcavo, que explicaria a ausencia na referida regatta e portanto nao justificaria o boicote proposto.

bons ventos

Responder esta

Tem um Blog sobre saveiro muito interessante o endereço é http://osombradalua.blogspot.com/2006/06/camisas-projeto-sos_02.html la se pode encontrar um pouco da historia do saveiro assim como a iniciativa de um projeto de preservaçao do saveiro que se chama "Salvem os saveiros". Boa dica para quem quer conhecer mais sobre essa embarcaçao historica.

Responder esta

Os saveiros não são exclusividade do recôncavo. Talvez hoje poucos (saveiros de vela) existam foram da BTS.

Gustavo disse:
oi,

salvo lapso de memoria a referida regata acontece em sao sebastiao, litoral paulista, que explica a ausencia dos saveiros baianos, que pelo meu conhecimento trafegam exclusivamente em aguas do reconcavo, que explicaria a ausencia na referida regatta e portanto nao justificaria o boicote proposto.

bons ventos

Responder esta

Considero você como um herói. É de gente assim que a Bahia esta precisando. Boa Sorte.

Responder esta

Responder esta

• 1
  • 2

RSS

Dicas & Truques

Esclarecimentos sobre o envolvimento dos Tubarões e o Acidente com o Air Bus
Por Marcelo Szpilman

Piratas de ontem e de hoje. Quem são os verdadeiros homens do mar?
Piratas

Você sabe como usar um banheiro a bordo? Fuja das gafes!
Dicas a Bordo

Você já tem o Arrais, mas sabe navegar?
Por Tchello Brandão
Saber Navegar

Previsão do tempo, ventos e ondas

Últimas atividades

Olá, Felipe como estás, se não for incomodo me digaonde aconteceu este desfile de mine saveiros de içá. Se quiser pode me add. como corrente de amizade.
3 horas atrás
Filipe Ladeiro adicionou 4 fotos
5 horas atrás
Filipe Ladeiro e luiz guimaraes agora são amigos
5 horas atrás
Mande seu email ou telefone Pois me interesso por um projeto seu rogeriorcr@ig.com.br
12 horas atrás
rsrsr..conheço alguém que vai chegar lá...kkkk
13 horas atrás
nossaaa...que legal!!!!tenho muita vontade (e medo) de fazer scuba diving...:)
13 horas atrás
Filipe Ladeiro atualizaram seus perfis
23 horas atrás
Gustavo conheço bem o seu saveiro ja vi ele deslizando pelas aguas de cacha pregos. ja vi sendo reformado no estaleiro de tequinho hoje de altair . Bom, Cacha pregos foi um berço da construção naval dos saveiros de vela de içar na historia nas qua...
23 horas atrás
Walter Junior atualizaram seus perfis
ontem
Gustavo conheço bem o seu saveiro ja vi ele deslizando pelas aguas de cacha pregos. ja vi sendo reformado no estaleiro de tequinho hoje de altair . Bom, Cacha pregos foi um berço da construção naval dos saveiros de vela de içar na historia nas qua...
ontem
geralmente se as ferias são para fazer turismo, nunca descansamos, pois existe uma azafama em levantar cedo, ver museus, monumentos etc. Se as ferias forem na casa de familiares, ai sim, nao temos hora pra dormir e muito menos para levantar..r.s.r...
ontem
Não consigo entender o porque de tanta polemica...na minha opiniao adorei a reforma, quanto menos acentos nas palavras, pra mim melhor...rs.r.s
ontem

Aniversários

Não há aniversários hoje

Fórum

Paulo Cézar Neves

Amor Pela Construção Naval 4 respostas 

Aqui vou descrever um pouco da história da minha paixão pela minha profissão. - Meu trabalho começou a 25 anos atrás, onde naquela época trabalhava com meu pai o Mestre Rubem com que aprendi a art...

Iniciado por Paulo Cézar Neves. Última resposta de RCR 12 horas atrás .

Parceiros

Photobucket

© 2009   Criado por WMixMobile no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço